Por Rabino Abraham Twerski
A lagosta é um animal mole, que vive dentro de uma concha rígida e essa casca grossa não se expande. Bem, como a lagosta pode crescer? À medida que a lagosta cresce esta concha fica muito apertada. A lagosta se sente sob pressão. É desconfortável. Então ela vai debaixo das pedras para se proteger dos predadores, se liberta da casca e produz uma nova. E de novo quando ela crescer, essa casca ficará apertada. E ela volta para debaixo das pedras.
A lagosta repete isso algumas vezes. O estímulo para que a lagosta possa crescer é que ela se sente desconfortável. Se as lagostas tivessem médicos, elas nunca cresceriam. Por que assim que ela se sentisse desconfortável, o médico daria Valium, ou outro remédio, e ficaria “tudo bem”.
Ela nunca sairia da concha. O que temos que perceber é que tempos de stress também são momentos que sinalizam o crescimento e, se usarmos a adversidade corretamente pode-se crescer através dela.
A pressão que a lagosta sofre e, a forma como ela utiliza o sofrimento para alavancar seu crescimento é de fato uma rica aprendizagem.
Fonte: Irleiwiesel