![]() |
Darth Vader em filme Star War / Imagem divulgação |
O ator e fisiculturista David Prowse, que interpretou o personagem Darth Vader na primeira trilogia de Star Wars morreu de covid-19, neste sábado (28/11) aos 85 anos, de acordo com sua filha, Rachel, em depoimento para o jornal britânico The Sun. Ela conta que o pai morreu duas semanas após testar positivo para o novo coronavírus e ser internado em Londres.
Star Wars (Guerras nas Estrelas) é uma série de filmes lançado em maio de 1977, que tornou-se um fenômeno mundial de cultura popular e que ainda hoje tem uma legião de fãs espalhados pelo mundo.
Prowse se destacou como fisiculturista nos anos 1970 e foi seu porte físico imponente que levou o diretor George Lucas a escalá-lo para seu filme. Curiosamente, o cineasta tinha pensado nele para o papel de Chewbacca, mas logo mudou de ideia, levando-o a viver o grande vilão da franquia. Por ter um sotaque britânico muito forte, Prowse foi dublado pelo ator James Earl Jones no papel.
Ao longo da carreira, ele se especializou em viver monstros. Prowse estreou no cinema na comédia "Cassino Royale" (1967), uma paródia dos filmes de James Bond, em que viveu a criatura de Frankenstein, personagem que voltou a viver em "Frankenstein e o Monstro do Inferno" (1974).
![]() |
David Prowse com o traje de Darth Vader / imagem divulgação |
Ainda foi o Homem Forte em "O Circo dos Vampiros" (1972), um minotauro na série "Doctor Who", um androide num arco de "Os Seres do Amanhã" (The Tomorrow People), um alienígena feito de nuvens num episódio de "Espaço: 1999" (Space: 1999) e um carrasco em "Criaturas que o Tempo Esqueceu"(1977). Mas também viveu um super-herói numa campanha de trânsito do Reino Unido, o Green Cross Code Man.
Ele acabou se consagrando como o intérprete de Darth Vader, um dos vilões mais famosos da história do cinema.
O agente de Prowse, Thomas Bowington, conversou com a BBC sobre a morte do ator e a classificou como "uma perda real e profundamente dolorosa para nós e milhões de fãs em todo o mundo". "Que a força esteja com ele, sempre", disse.
Anthony Daniels, intérprete do robô C-3PO, também deixou sua mensagem no Twitter. "A figura icônica de David dominou o filme em 1977 e vem dominando desde então. E seguirá fazendo isso", escreveu.